Central de Atendimento
Guarulhos: (11)4965-1203 / 2468-2737 / 2468-8144
São Paulo: (11)3062-3165 / 3062-5137

Tratamento - Fobias Sociais


Conforme a classificação de transtornos mentais e de comportamento da Organização Mundial de Saúde as fobias sociais frequentemente se iniciam na adolescência e estão centradas em torno de um medo de expor-se a outras pessoas em grupos comparativamente pequenos (em oposição a multidões), levando a evitação de situações sociais.
Diferentemente da maioria de outras fobias, as fobias sociais são igualmente comuns entre homens e mulheres.

Elas podem ser delimitadas (isto é, restritas a comer ou falar em público ou encontrar-se com o sexo oposto) ou difusas, envolvendo quase todas as situações sociais fora do círculo familiar.

Fobias sociais estão usualmente relacionadas a baixa auto-estima e ao medo de críticas. Elas podem se apresentar como uma queixa de rubor, tremores das mãos, náuseas ou urgência miccional e o indivíduo às vezes está convencido de que uma dessas manifestações secundárias de ansiedade é o problema primário; os sintomas podem progredir para ataques de pânico. A evitação é frequentemente marcante e em casos extremos pode resultar em isolamento social quase completo.
As causas dos transtornos de ansiedade são múltiplas, envolvendo influências genéticas, familiares e ambientais.

O tratamento dos transtornos de ansiedade envolve o uso de medicamentos. Normalmente são utilizados ansiolíticos, medicamentos que causam redução rápida da ansiedade, e os antidepressivos, para obter resultados a médio e longo prazo. Pode parecer curioso que os antidepressivos sejam utilizados no tratamento de múltiplas doenças. Muitos medicamentos que foram inicialmente desenvolvidos para o tratamento da depressão são úteis no tratamento de outras doenças, como os transtornos de ansiedade, pois há diversos neurotransmissores que estão envolvidos na gênese dos dois grupos de doenças e alguns medicamentos utilizados no tratamento da depressão também são utilizados no tratamento dos transtornos de ansiedade.



Dra Katia Kaori Yoza - Todos os Direitos Reservados
BY AG Virtual