Central de Atendimento
Guarulhos: (11)4965-1203 / 2468-2737 / 2468-8144
São Paulo: (11)3062-3165 / 3062-5137

Tratamento - Transtornos de Ajustamentos


De acordo com a classificação de transtornos mentais e de comportamento da Organização Mundial de Saúde os transtornos de ajustamento se caracterizam por estados de angústia subjetiva e perturbação emocional, usualmente interferindo com o funcionamento e o desempenho sociais e que surgem em um período de adaptação a uma mudança significativa da vida ou em consequência de um evento de vida estressante (incluindo a presença ou possibilidade de doença física séria).

O estressor pode ter afetado a integridade das relações sociais de um indivíduo (por perdas ou experiências de separação) ou o sistema mais amplo de suportes e valores sociais. O estressor pode envolver somente o indivíduo ou também o seu grupo ou comunidade.

Predisposição e vulnerabilidade individual desempenham papel de risco na ocorrência e configuração das manifestações dos transtornos de ajustamento.

As manifestações variam e incluem humor deprimido, ansiedade, preocupação (ou uma mistura destes), um sentimento de incapacidade de adaptação, planejar o futuro ou continuar na situação atual e algum grau de incompetência no desempenho da rotina diária. O paciente pode se sentir propenso a comportamento dramático ou explosões de violência, mas isto raramente ocorre. Transtornos de conduta (por exemplo comportamento agressivo ou anti-social) podem ser um phpecto associado, particularmente em adolescentes.

O início é usualmente dentro de um mês da ocorrência do evento estressante ou mudança de vida e a duração dos sintomas usualmente não excede seis meses.



Dra Katia Kaori Yoza - Todos os Direitos Reservados
BY AG Virtual